Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

DULCE FÉLIX - AVÉ CAMPEÃ !



DULCE CONQUISTA OURO NO EUROPEU 2012 - HELSÍNQUIA

"Estou muito feliz, é maravilhoso. A volta à pista com a bandeira nacional foi uma enorme emoção", foi desta forma que Dulce Félix reagiu à conquista da medalha de ouro nos 10 000 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo, que terminaram há dias em Helsínquia, capital da Finlândia. 
A atleta minhota, de vinte e nove anos, isolou-se a sete voltas do final, garantindo uma importante vantagem sobre as mais directas adversárias. "Sabia que tinha de arriscar mais cedo do que elas, pois estou a treinar para a maratona dos Jogos Olímpicos e não tenho a mesma velocidade. Decidi tentar a sorte por volta dos 7 ou 8 km e obriguei as adversárias a descolar. Correu tudo bem, elas não resistiram, melhor para mim", explicou a campeã, que terminou a dupla légua em 31.44,75 minutos, muito perto do seu record pessoal, superiorizando-se à britânica Jo Pavey (31.49,03), prata, e à ucraniana Olha Skrypak (31.51,32), bronze.
"Esta era a medalha que faltava. Sabia que havia várias atletas a valer 31 minutos e tal, e que poderia lutar com elas por um lugar no pódio, mas daí a ganhar...", prosseguiu a atleta, que já tinha conquistado a prata e o bronze nos Europeus de crosse.
Na hora do sucesso, a atleta de Gandarela partilhou o ouro com a sua treinadora Sameiro Araújo: "É um prémio de muito trabalho, de acreditar na minha treinadora. Dedico-lhe também esta vitória e bem assim a todo o povo português". Sameiro, técnica bracarense de atletismo, desde há muitos anos, tem-se distinguido como orientadora de sucesso de muitas outras campeãs e, obviamente merece bem esta homenagem.
Ana Dulce Ferreira Félix nasceu no dia 20 de Outubro de 1982 em Gandarela, uma aldeia a 7 km de Guimarães. Trabalhou numa empresa têxtil durante oito anos. Começou a correr por volta dos dez anos no A.C.R. Conde, mas foi no F.C. Vizela que se notabilizou até ingressar no Maratona Clube de Portugal, de Lisboa. 
Ana Dulce Félix, predestinada para o Desporto de Alto Rendimento, é mais uma daquelas insignes atletas portuguesas de antes quebrar que torcer. Ela surge na peugada de outras famosas fundistas de entre Douro e Minho, tais como: Albertina Dias, Aurora Cunha, Conceição Ferreira, Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto, Manuela Machado, Rosa Mota e Sara Moreira. Todas estas atletas foram ou ainda são galardoadas internacionalmente com medalhas de alto nível, quer em Campeonatos Europeus, Campeonatos Mundiais, Europeus e Mundiais de Crosse e, acima de tudo, têm-se destacado com prestígio nos nobilíssimos Jogos Olímpicos.
Esta nossa campeã europeia vai continuar, estamos convictos, a preparar-se com afinco e persistência para os Jogos Olímpicos de Londres, já neste Verão.
Amiga Dulce, aqui deixamos os mais sinceros votos de que tenhas a maior sorte e o melhor desempenho possível nesta destacadíssima campanha desportiva. Será óptimo para ti, para o povo português e, mais que tudo, para honra e glória da tua Cidade Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.

Prof. Assis Machado, ex-técnico de Atletismo do
          S. L. e Benfica, cidadão vimaranense.

Sem comentários:

Enviar um comentário